A PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO
O leite materno é produzido nos alvéolos, que migram através dos ductos e se acumulam nos seios lactíferos atrás da aréola.
É através da ação hormonal que o leite materno é produzido. A prolactina é o hormônio responsável pela produção do leite (ou colostro) e a ocitocina é o hormônio responsável pela ejeção do leite (ou colostro).
A produção está relacionada com a mamada do bebê e os sentimentos como a ansiedade, dor ou dúvida podem inibir o reflexo. Por isso, é importante estar relaxada e tranquila no momento dedicado à amamentação.
A COMPOSIÇÃO DO LEITE MATERNO
Anticorpos;
Muitos leucócitos;
Fatores de crescimento;
Laxantes;
Vitamina A
Além de todos esses nutrientes, o leite materno, num mesmo seio muda de composição, sendo o leite do início da mamada, rico em anticorpos e o leite do final com maior teor de gordura, que dá mais saciedade ao bebê.
FREQUENCIA DAS MAMADAS
O seio deve ser oferecido ao bebê sempre que ele solicitar. Não deve ultrapassar um intervalo máximo de 4 horas durante o dia e 6 horas durante a noite. No caso de recém-nascidos muito grandes ou muito pequenos, este intervalo não deve ultrapassar as 3 horas.
DURAÇÃO DAS MAMADAS
Deverá ser oferecida uma mama até que o bebê fique satisfeito, na mamada seguinte deverá ser oferecida à mama que não foi dada na mamada anterior.
A principal medida para evitar rachadura é a pegada do bebê na aréola. Ele deve abocanhar o máximo da aréola possível e no momento da pegada, a mãe pode ajudar fazendo uma pinça diminuindo o tamanho da aréola.
Após a mamada, o bebê deve ser posto para arrotar. Caso o bebê não arrote, deve-se colocá-lo de barriga pra cima com a cabeceira elevada ou virado de lado no berço.
VANTAGENS DA AMAMENTAÇÃO
1. O leite materno é o único alimento perfeito para seu bebê, sendo superior em todos os nutrientes.
2. Tem menor risco de hemorragia pós-parto.
3. Libera hormônios que fazem contrair o útero, voltando mais rápido para o tamanho original.
4. Produz gasto de energia maior, o que contribui para emagrecer mais rapidamente.
5. Reduz o risco de câncer de mama em mulheres muito jovens.
6. É prático e seguro, pois não faz sujeira, não suja mamadeiras, não tem nada para esterilizar.
7. O leite humano está sempre disponível e não requer nenhum utensílio.
8. Aumenta o vínculo entre o bebê e a mamãe, o qual ura para o resto de suas vidas.
9. Bebês amamentados são mais saudáveis.
10. O leite humano é mais fácil de ser digerido e, por isso, os bebês amamentados tem menos cólicas, gases e diarreias.
11. Diminui o risco de asma, eczema, alergias e infecções respiratórias nos bebês.
12. Dá ao bebê a chance de tocar, sentir, cheirar, ouvir, provar e conhecer a sua mãe!
ALIMENTAÇÃO DA MÃE NA AMAMENTAÇÃO
Não é necessário que você evite nenhum alimento, mas se o bebê chorar muito, observe o que ingeriu antes da mamada.
*Alimentos ricos em enxofre, tais como: couve-flor, couve, rabanete, repolho e espinafre, por causarem gases, podem perturbar o processo de digestão da criança.
ORDENHA
A mama deve ser massageada suavemente para estimular o fluxo de leite.
Antes de começar, lave bem as mãos.
Se possível, ordenhe o leite em um local silencioso e tranquilo.
Imagine-se num local agradável e tenha bons pensamentos em relação a seu filho. Sua capacidade de relaxar-se ajudará a obter um melhor reflexo de ejeção de leite.
Faça uma massagem circular.
Extraia o leite para um recipiente limpo de vidro ou de plástico, dependendo da intenção de congelar ou conservar o leite em geladeira.
Coloque o polegar sobre a mama, onde termina a aréola e os outros dedos por debaixo também, na borda da aréola.
ARMAZENAMENTO
O leite pode ser armazenado em recipiente plástico (mamadeira), devidamente esterilizado e mantido na geladeira, na prateleira principal, por até 12 horas após a ordenha.
Se a intenção for congelar, o leite deve ser armazenado em recipiente de vidro com tampa de plástico, devidamente esterilizado e deve ser mantido em freezer ou congelador sem a presença de outros alimentos, por até 15 dias, a contar da data da primeira ordenha.
Desde o momento em que o leite sai do congelador ou freezer e entra na geladeira, tem a validade de 12 horas, devendo ser utilizado dentro desse tempo.
O leite deve ser aquecido em banho-maria.
CUIDADOS COM AS MAMAS
Não há necessidade de muitos cuidados com as mamas, apenas realizar a higiene diária no banho e a cada mamada, aplicar o próprio leite materno nos mamilos e na aréola. O banho de sol também ajuda a fortalecer a pele.